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Como melhorar a sua habilidade de comunicação?

Hoje falaremos um pouco sobre a competência tão importante para o mercado de trabalho: a comunicação!
Do atendimento ao cliente ao relacionamento com os colegas e gestores, ela deve estar sempre presente de forma assertiva! Seguem algumas dicas para melhorar a sua habilidade de comunicação:

1.  Procure fazer contato visual.

Olhar nos olhos de alguém é a maneira mais eficaz de transmitir confiança. Demonstra interesse e atenção no que o outro está falando.

2. Ouça antes de falar.

Para se comunicar bem, é muito importante ser um bom ouvinte também! Ao saber ouvir, você consegue interpretar melhor as informações, fazer perguntas mais apropriadas e ter um diálogo genuíno e não robótico. Afinal, ninguém gosta de falar com alguém que não está realmente prestando atenção na conversa, não é mesmo?

3. Exponha suas dúvidas sem medo.

Não é necessário ter a resposta para tudo. Ser capaz de expressar suas dúvidas e admitir que não entendeu algo, permite a você alcançar uma melhor compreensão, evitando mal-entendidos!

4. Leia com frequência

A leitura melhora o vocabulário e a comunicação, tanto oral quanto escrita. Leia notícias e informações relevantes em sua área diariamente, para além de tudo, também ter assunto!

5. Procure não interromper os outros.

Deixe que outras pessoas comuniquem suas opiniões sem interromper. Tenha paciência para expor seu posicionamento, sem anular o espaço do outro.

Gostou? Compartilhe com seus amigos e ajude-os no seu desenvolvimento profissional!

#comunicação #desenvolvimento #competência

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